Agricultura

Momento é favorável para compra de fertilizantes, diz Scot Consultoria

A empresa explica que a expectativa é de mercado frouxo até março e abril, quando a demanda interna começa a aumentar por conta da safra de verão 2019/2020

fertilizante, adubo
Foto: Gabriel Souza Martins/ Embrapa

A menor demanda por fertilizantes neste período e o câmbio em menor patamar e menos oscilante em relação ao ano passado pressionaram para baixo as cotações dos produtos em reais.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em fevereiro, os fertilizantes nitrogenados caíram, em média, 0,5% na comparação com o mês anterior.  A ureia agrícola, por exemplo, ficou cotada, em média, em R$ 1.786,29 por tonelada, sem o frete, em São Paulo, uma queda de 0,8% frente a janeiro.

Para os adubos fosfatados os recuos médios foram de 0,4% em fevereiro, na comparação mensal. Somente o cloreto de potássio registrou alta de 0,6% no mesmo período.

A consultoria ressalta que o momento é favorável para a compra do insumo, principalmente por parte do pecuarista para adubação das pastagens. A expectativa é de mercado frouxo até março e abril, quando a demanda interna começa a aumentar considerando as compras para o plantio da próxima safra de verão 2019/2020.

De crustáceo a casca de ovo: veja 8 opções de adubo orgânico além do esterco