Agricultura

Valdir Colatto confirma que vai comandar o Serviço Florestal Brasileiro

Deputado é autor do projeto de lei que deu origem ao Código Florestal Brasileiro; órgão faz gestão das florestas públicas e é responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Foto: Frente Parlamentar da Agropecuária

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, indicou nesta quarta-feira, dia 16, o deputado Valdir Colatto (MDB-SC), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), para comandar o Serviço Florestal Brasileiro. A informação foi publicada pela representante através de sua conta no Twitter.

“Conversei com servidores do Serviço Florestal  Brasileiro para responder algumas perguntas em relação a competências e carreiras. O serviço florestal será comandado pelo deputado Valdir Colatto e o decreto já foi publicado”, disse ela.

O deputado afirmou ao Canal Rural que vai assumir o comando da entidade após o fim do mandato como deputado, que termina em 31 de janeiro. Ele estaria neste momento analisando como funciona o procedimento interno para comandar a entidade. “Aceitei o desafio”, disse.

Perfil

Colatto é técnico agropecuário e engenheiro agrônomo. Em Santa Catarina, atuou como diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), secretário de Agricultura e secretário de Articulação Nacional, entre outras funções.

Com mais de 20 anos na vida pública, ele foi presidente da FPA por duas gestões e é reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso, especialmente em defesa da agropecuária.

O deputado é autor do projeto de lei que deu origem ao Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651). Também foi relator da comissão especial do projeto de lei que resultou na aprovação da Nova Lei dos Caminhoneiros, em 2015.

Serviço Florestal

O Serviço Florestal Brasileiro faz gestão das florestas públicas. Além disso, o órgão é responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo do programa é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e de combate ao desmatamento.

Funai

Foto: Priscilla Torres/Funai

O general do Exército Franklinberg de Freitas foi nomeado para assumir a presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Freitas é natural de Manaus (AM), tem 61 anos, origem indígena e é militar da reserva.

Nova call to action