Agricultura

Tereza Cristina afirma que vai lançar programa de habitação rural

Segundo a ministra da Agricultura, o projeto, que já existe dentro da Secretaria de Agricultura Familiar, está sendo melhorado para atingir mais produtores

Habitação rural, casas, construção, campo
Foto: Governo Federal

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que irá lançar em breve um novo programa de habitação rural. “Nós vamos sentar com a Caixa Econômica, com o Ministério do Desenvolvimento Regional, para discutir esse assunto. Inclusive, esse financiamento é mais simples porque o próprio produtor pode construir sua moradia. O projeto já existe dentro da Secretaria de Agricultura Familiar, mas está sendo melhorado para atingir uma gama maior de pessoas”, afirmou.

Durante o Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel (PR), Tereza falou sobre as negociações que tem feito em torno do seguro rural e de crédito agrícola, assunto de grande destaque entre produtores rurais. “

Hoje me confirmaram R$ 1 bilhão já de proposta para compra de equipamentos negociados durante a feira. Isso mostra a confiança no governo e nas políticas públicas que serão implantadas”, afirmou.

Sobre o seguro, ela afirmou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), junto à Secretaria de Política Agrícola do ministério e instituições financeiras, está fazendo alguns estudos junto para achar um modelo ideal.

Nova call to action

“Os Estados Unidos levaram 40 anos para chegarem ao modelo de hoje. Se houve uma intempérie e o agricultor não produziu, o cheque chega pelo correio. Esse é o mundo dos sonhos, a que não tenho pretensão de chegar em quatro anos. Mas temos como avançar”, afirmou.

“Se não temos mais dinheiro no Tesouro para equalizar as nossas taxas, a gente precisa achar novas alternativas. E no seguro é possível diminuir a taxa de juros. Porque se há seguro, portanto, o risco é menor, e a taxa de juros deve cair”, finalizou.