Agricultura

Ministério da Agricultura cria grupo para melhorar meteorologia agrícola

A equipe foi criada para formular políticas agrícolas de seguro rural, garantia de safra e zoneamento agrícola de riscos climáticos

lavoura de trigo, clima, chuva
Foto: Joseani Antunes/ Embrapa

O Ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho para diagnosticar e propor o aprimoramento da atuação dos seus serviços de meteorologia agrícola. A equipe foi criada no âmbito da Secretaria de Política Agrícola e será composto por membros da própria secretaria, do Instituto Nacional de Meteorologia, da Embrapa, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg) e da Federação Nacional das Empresas de Resseguros.

Na portaria, assinada pelo secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio Marques, é citado que o grupo de trabalho poderá convidar representantes de outros órgãos ou entidades públicas ou privadas para participar das reuniões.

“A coordenação do grupo de trabalho será realizada pelos representantes da Secretaria de Política Agrícola e do Instituto Nacional de Meteorologia”, diz o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O grupo terá um prazo de 75 dias para apresentar propostas que servirão a vários setores, como a formulação de políticas agrícolas, de seguro rural, agricultura familiar, financiamento de safra, garantia de safra, zoneamento agrícola de riscos climáticos, entre outros.