Milho

‘É tarde demais para o milho dos Estados Unidos’, diz analista

Problemas climáticos, como centenas de tornados e chuvas excessivas, causaram o maior atraso no plantio da história americana

Plantio de milho
Foto: Prefeitura Toledo-PR

Os estados norte-americanos de Ohio e Indiana foram atingidos por mais tornados na noite desta segunda-feira, dia 27. O governo estima que cinco milhões de pessoas estejam sem acesso à energia elétrica. Pontos de Ohio estão sob risco de inundação. O clima já causou o maior atraso no plantio de milho da história dos Estados Unidos. Pedro Dejneka, analista e sócio da MD Commodities, comenta que o solo está bastante encharcado e que a temperatura não subiu o suficiente, nos poucos dias de tempo firme, para secá-lo.

Há previsão de chuva para os próximos dias, mas agricultores dos Estados Unidos têm esperança de que uma janela maior se abra a partir de 7 de junho. “Não podemos ter um nível de confiança muito grande quando falamos do clima para daqui quase dez dias. Além disso, será tarde demais para o milho. A janela ideal é até meados de maio. O que é plantado fora disso, principalmente em junho, corre risco de ter a produtividade reduzida”, explica o analista.

Segundo Dejneka, agora os EUA começam a fazer três perguntas importantes que vão ditar o futuro: “Quanto desta área será perdida? Quanto dela será destinada à soja? Qual será a produtividade do país nesta safra?”, elenca. “O mercado de grãos, hoje, é muito imprevisível. Os produtores americanos estão esperando uma trégua das chuvas e dos tornados para que a produção possa fluir”, afirma.

‘Mais vale um pássaro na mão do que dois voando’

Questionado se é o melhor momento para o produtor brasileiro vender a produção, o analista da MD Commodities destaca que os preços na Bolsa de Chicago já subiram cerca de 20% em 10 dias e que para novas altas, seriam necessários problemas ainda maiores.

“Duas semanas atrás, o agricultor não esperava pelos preços praticados hoje no mercado doméstico, principalmente diante de uma das maiores safras de milho, senão a maior”, diz.

Pode sobrar para a soja

Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou US$ 16 bilhões para ajudar produtores atingidos pelos efeitos da guerra comercial com a China. Mas, para ter acesso ao pacote de auxílio, os agricultores terão que plantar algo. De acordo com Dejneka, isso pode influenciar aqueles que iriam acionar o seguro e deixar a lavoura parada a plantar soja.