Milho

Produtores de MT já venderam 14% da produção de milho

Apesar de avanço, cenário para vendas futuras ainda é incerto devido ao impasse da tabela do frete

Foto: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A comercialização do milho em julho alcançou 74,87% da safra 2017/2018 em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os novos negócios foram puxados, em grande parte, pela demanda do mercado interno, já que há uma intensificação dos confinamentos. No mês a venda do cereal avançou 6,78 pontos percentuais, apresentando um preço médio negociado de R$ 20,78 por saca.

Após o recuo das cotações na Bolsa de Chicago e as indefinições quanto ao frete rodoviário, as vendas da safra 2018/2019 ficaram travadas, apresentando um avanço de apenas 0,61 pontos percentuais, negociadas a uma média de R$ 19,84 por saca.

Apesar do baixo volume vendido no período, o total comercializado já atinge 14,28% da produção prevista, pois nos meses anteriores os preços ainda estava compensando o adiantamento dos negócios. Nesta mesma época do ano passado, as vendas do grão não tinham sequer começado.

Tendo em vista que o impasse da tabela do frete continua indefinido, o cenário para as vendas futuras do milho ainda não é certo, o que demanda atenção caso a situação se mantenha nos próximos meses.