Milho

Produção de milho em Mato Grosso deve crescer mais de 3%

A previsão vem ao encontro do adiantamento da semeadura da soja, que pode colaborar para uma melhor janela do cereal no estado

milho
Foto: Município de Dionísio Cerqueira-SC

As perspectivas para a safra 2018/2019 do milho em Mato Grosso são boas, sendo esperada uma produção de 28,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 3,43%. A previsão vem ao encontro do adiantamento da semeadura da soja, o que pode colaborar para uma melhor janela do milho no estado.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), diante da valorização do cereal na Bolsa de Chicago e da moeda norte-americana durante 2018, as vendas para a safra futura estão consideravelmente adiantadas para o período, apresentando 36,4% da produção total.

Assim, com aproximadamente 33% da safra vendida, é importante estar atento quanto à rentabilidade do produtor: até o momento, o preço ponderado das vendas da safra futura está a uma média de R$ 20,59 por saca, o que representa 6,6% acima do atual ponto de equilíbrio do milho de alta tecnologia.

No entanto, mesmo com o produtor negociando o cereal com preços acima do necessário para cobrir seu custo variável, é importante salientar que fatores como o comportamento das cotações no mercado interno, dólar e bolsa internacional ainda são incógnitas e serão fundamentais na definição da rentabilidade no próximo ano.

Além disso, há probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, que pode provocar alterações nos níveis de chuvas do Brasil e demanda atenção quanto aos impactos na safra mato-grossense.

Milho: produção aumenta, mas preços podem cair abaixo do mínimo em 2019