Milho

Preço do milho na Bolsa de Chicago tem a maior alta mensal desde junho de 2015

O anúncio de Trump de taxar importações de produtos do México, devido à imigração ilegal, trouxe temores de menor demanda pelo grão norte-americano

O contrato futuro do milho com vencimento julho subiu 5,63% na semana e 17,8% em maio, informa a Safras & Mercado. De acordo com a consultoria, essa é a maior alta mensal registrada na Bolsa de Chicago desde junho de 2015.

No fechamento desta sexta-feira, dia 31, os preços fecharam com forte baixa. A posição julho recuou 2,12% em relação ao fim do pregão anterior, a US$ 4,27. Já o vencimento setembro terminou a US$ 4,36 , recuo de 2,07%.

Segundo a Safras, o mercado foi pressionado por um movimento de realização de lucros frente aos ganhos acumulados nas últimas semanas. O anúncio do presidente Donald Trump sobre taxar importações de produtos mexicanos, devido à imigração ilegal, trouxe temores de menor demanda pelo grão norte-americano. O México é o maior importador de milho dos Estados Unidos.

Os preços só não caíram mais devido ao quadro climático desfavorável ao plantio nos EUA e à retirada, por parte dos EUA, das restrições de vendas de gasolina com mistura de etanol, o que potencialmente deve aumentar a demanda pelo milho.