Milho

Preço do milho cai 5,72% em julho mesmo com exportação aquecida

Segundo o Cepea, o avanço da colheita pressionou as cotações em todas as praças acompanhadas, mas os embarques evitaram quedas maiores

O preço do milho recuou 5,72% entre 1º e 31 de julho, em Campinas (SP), aponta o indicador Esalq/BM&FBovespa. No período, a saca de 60 quilos passou de R$ 38,28 para R$ 36,09.

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicando novos recordes de produção e de exportação para o Brasil afastaram agentes do mercado à vista em julho.

Compradores aguardam as entregas de lotes comercializados antecipadamente, postergando novas aquisições, e os produtores se dividem entre a colheita da segunda safra e o cumprimento dos contratos. “Nesse ambiente, a liquidez esteve baixa no mercado interno”, informa o Cepea.

Quanto aos preços, o avanço da colheita pressionou as cotações em todas as praças acompanhadas. “Em algumas regiões, principalmente nos portos, as quedas foram limitadas pelo bom ritmo das exportações do cereal”, finaliza.