Milho

Milho: consultoria estima quebra de 4 milhões de hectares na área dos EUA

De acordo com a Agrinvest, compradores da costa leste norte-americana já intensificaram compras futuras do grão brasileiro para 2020

Analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal acreditam que a área semeada com milho nos Estados Unidos na temporada 2019/2020 vai ser estimada em 35,2 milhões hectares, contra os 37,5 milhões hectares projetados em março pelos XX. Na sexta-feira, dia 28, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga seu relatório de área plantada.

Para os analistas consultados pelo jornal, o departamento norte-americano deve reduzir ainda mais a área semeada com o cereal, já que os trabalhos de campo foram bastante prejudicados pelo tempo excessivamente úmido no cinturão agrícola.

Já para a consultoria Agrinvest, a redução pode ser ainda maior.“Essa redução dos EUA pode chegar em até 4 milhões de hectares na comparação com a estimativa inicial”, diz o analista de mercado da corretora Agrinvest Marcos Araújo.

Segundo ele, o milho tem tudo para ser líder de altas na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT), puxado principalmente pelo agravamento da escassez do grão nos EUA entre julho e agosto de 2020. “O reflexo disso são consumidores finais da costa leste dos Estados Unidos já comprando milho futuro no Brasil para o próximo ano, com volumes acima de 1 milhão de toneladas”, comenta.