Milho

Milho: colheita no Centro-Sul avança e chega em 67%, diz AgRural

O número representa avanço de 11 pontos percentuais em uma semana e mantém a colheita da atual safra bem à frente dos 36% apurados há um ano

milho
Foto: Agência IBGE Notícias

A colheita da segunda safra 2019 de milho chegou na última quinta-feira, dia 18, a 67% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de 11 pontos percentuais em uma semana e mantém a colheita da atual safra bem à frente dos 36% apurados há um ano. Mato Grosso lidera, com 89% de sua área já colhida, seguido por Paraná com 66% e Goiás, com 57%.

No norte do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas mais baixas e algumas chuvas esparsas tornaram o avanço da colheita mais lento devido à demora na perda de umidade dos grãos. Há relatos de problemas de qualidade por geada no norte do Paraná, mas são casos bastante isolados, em áreas plantadas muito tarde.

Em Mato Grosso e Goiás, a grande safra que está sendo colhida tem aumentado a demanda por caminhões e resultado em frete mais caro. Também há queixas de falta de espaço nos armazéns de algumas empresas, que por esse motivo estariam postergando a retirada, junto aos produtores, de parte do milho que já foi comprado por elas.

Nova call to action