Milho

Milho: colheita no Centro-Sul chega em 32%, índice acima da média

Mesmo com chuva em pontos do Paraná e de Mato Grosso do Sul, a colheita da segunda safra de milho teve mais uma semana de bom avanço no Centro-Sul do Brasil. De acordo com levantamento da consultoria AgRural, 32% da área cultivada com o cereal estava colhida na região até a última quinta-feira, dia 27, contra 19% uma semana antes. O índice também está acima em relação a mesma época do ano passado, com 10% e mais que a média de cinco anos, com 12% .

Favorecido por mais uma semana de tempo seco, Mato Grosso liderava, com 45% de sua área já colhida. Em seguida aparecia o Paraná, com 41%. Neste último estado, assim como em Mato Grosso do Sul, chuvas registradas na última quarta, dia 26, e na quinta-feira, dia 27, tornaram os trabalhos mais lentos. Mas o tempo voltou a ficar aberto nos dias seguintes.

Produção

No início de junho, a AgRural estimou a produção de milho na segunda safra 2019 do Brasil em recordes 75,7 milhões de toneladas. Uma nova revisão de safra será divulgada na primeira quinzena de julho.