Milho

Incêndio destrói lavoura de milho em Mato Grosso

Produtor estima prejuízo de R$ 80 mil. Segundo ele, as chamas começaram às margens da BR-163

incêndio em lavoura de milho
Foto: Flávio Dornelles Macedo

Cerca de 40 hectares de milho foram destruídos por um incêndio que atingiu uma propriedade rural em Sinop, no norte de Mato Grosso, nesta semana. Segundo o produtor rural Flávio Dornelles Macedo, que é dono da área, as chamas começaram nas margens da BR-163 e avançaram para sua lavoura.

Apesar de a causa do incêndio não ter sido identificada, o proprietário acredita que o acidente esteja ligado ao acúmulo de lixo no trecho da via. Macedo, que afirma não possuir seguro, estima o prejuízo em R$ 80 mil.

O produtor rural reclama que houve falha no atendimento da Rota Oeste, empresa responsável pela administração da rodovia. “Eles foram lá no começo [do incêndio], mas não conseguiram apagar. Disseram que iriam buscar mais água e não retornaram”, conta. Macedo diz que, após isso, tentou contato oito vezes com a concessionária, mas não obteve ajuda. Já o Corpo de Bombeiros local alegou não ter um caminhão disponível no momento.

A Rota Oeste, por sua vez, informou através de nota que foi acionada para realizar o atendimento da ocorrência. No entanto, ao chegar no local, verificou que o incêndio atingia uma área particular e não se tratava da faixa de domínio da empresa.

“A concessionária esclarece que dispõe de equipamentos para combate a incêndios de pequenas proporções em faixa de domínio, de forma que garanta a segurança dos usuários da rodovia. Porventura, pode até apoiar o combate realizado por bombeiros em áreas privadas, mas jamais atuar sozinho em um destes casos”, disse Rota Oeste em comunicado.

De acordo com o capitão Rodrigues, do 4º Batalhão Bombeiro Militar, quando a equipe chegou com o caminhão, cerca de três horas depois do primeiro contato, o fogo já tinha se alastrado. “O fazendeiro estava limpando a área para que o fogo não se alastrasse mais, usando o trator”, diz o capitão. Coube à equipe orientar o proprietário sobre o que fazer.