Milho

Pioneira em produção de etanol de milho investe em mais três usinas

A primeira planta, em Nova Mutum (MT), receberá cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e deve começar a ser construída em maio deste ano

campo de milho
Foto: Pixabay

Primeira usina de etanol do Brasil a utilizar milho em 100% de sua produção, a FS Bioenergia anunciou a implantação de três novas unidades no país. As obras da primeira, em Nova Mutum (MT), devem começar em maio deste ano e receberão cerca de R$ 1 bilhão em investimentos.

A instalação terá capacidade para produção anual de 530 milhões de litros de etanol, 340 mil toneladas de farelo de milho, 17 mil toneladas de óleo de milho e cogeração de energia elétrica de 130 mil megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de até 55 mil habitantes.

A demanda por etanol no Brasil deve se manter em alta, puxando também as expectativas para a produção de etanol de milho para 2019, que, segundo estimativas da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), apresentará aumento de 64% em relação ao último ano.

“Estamos confiantes na evolução do mercado nacional, particularmente desde a aprovação do programa RenovaBio, que representa um movimento estrutural importante a favor do biocombustível. Utilizamos a mais eficiente tecnologia do mercado e hoje produzimos o biocombustível com a menor pegada de carbono do mundo”, declara o CEO da empresa, Rafael Abud.

E os demais projetos?

As outras duas plantas serão erguidas nos municípios mato-grossenses de Campo Novo do Parecis e Primavera do Leste e devem repetir os modelos de construção estabelecidos no país. O início das obras estão previstas para o primeiro semestre de 2020, depois que as operações da unidade em Sorriso estiverem consolidadas.

A empresa afirma que a decisão de centralizar suas operações no Mato Grosso está ligada à sua localização estratégica, no principal eixo produtor de milho no país, o que garante fácil acesso à matéria prima, integralmente aproveitada em todos os processos produtivos, como para fabricação dos DDGs.

Com potencial para geração de 1.500 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, a terceira planta da FS Bioenergia terá capacidade para armazenagem de 400 mil toneladas de milho e moagem de 1,3 milhão de toneladas do grão. Somada às usinas em Lucas do Rio Verde e Sorriso, a capacidade produtiva anual da companhia passará de 1,6 bilhão de litros de etanol, 1 milhão de toneladas de farelo de milho e 51 mil toneladas de óleo de milho. “Quando concluídas, as cinco usinas somarão capacidade produtiva de 2,6 bilhões de litros de etanol ao ano, alçando a FS Bioenergia a uma das três maiores empresas de etanol do país”, diz, em nota.

Aliado na produção de proteína animal

A tecnologia usada pela companhia para a produção do Grãos Secos de Destilaria (DDG) gera três opções para a nutrição animal: um indicado para dietas de aves e suínos e outros dois voltados aos bovinos de corte. “A ampliação da oferta do DDG garante acesso a produtos com qualidade estável, em apoio às atividades de bovinocultura, suinocultura, avicultura e piscicultura das regiões onde serão implantadas as novas unidades”, comunica a FS Bioenergia.

Segundo a companhia, os produtos possuem nutrientes essenciais — proteína, gordura, minerais e vitaminas — em um fator de concentração maior que o do farelo de milho tradicional.

Produção sustentável

Segundo a FS Bioenergia, a produção é feita em ciclo fechado, gerando zero efluentes e reaproveitando os resíduos do processo produtivo. “Ainda com foco em sustentabilidade e meio ambiente, a empresa participa da formação de uma floresta de 30 mil hectares de eucaliptos plantados a fim de assegurar o fornecimento de biomassa, como fonte energética para suas instalações em território nacional”, diz.

Brasil deve exportar 30 milhões de toneladas de milho até o fim do ano