Milho

'Em 2020, coroa de maior exportador de milho pode ser do Brasil’

Para Tarso Veloso, analista da ARC Mercosul, o motivo do bom desempenho no mercado internacional é por conta do preço mais competitivo do cereal 

O Brasil está caminhando para se tornar o maior exportador de milho do mundo. De acordo com a Arc Mercosul, o motivo são os preços do produto brasileiro que são mais competitivos que o dos Estados Unidos no mercado. 

De acordo com o analista Tarso Veloso, neste ano, as exportações do cereal estão subindo de maneira forte no mercado. “Acreditamos que este ano o Brasil ainda encerre as atividades alguns milhões abaixo do que os norte-americanos. Mas em 2020, é certo que vamos tomar a coroa de maior exportador para nós’, afirma ele. 

Tarso também explica que, o otimismo perante o setor futuramente também é animador. ‘Se a gente falar de uma distância de três a cinco anos, é muito provável que a competitividade do milho brasileiro possa concorrer no mercado internacional priorizando as exportações do Brasil’, diz. 

Em Chicago, nas últimas quatro semanas, o milho sofreu pressões baixistas nos preços, segundo Tarso, e  esse movimento de queda deve continuar. “ O resultado é devido a melhora do clima em regiões produtoras do cereal no Brasil. E para saber se os preços vão continuar caindo no mercado externo, tudo vai depender do cenário brasileiro’, explica o analista. 

“O que estamos vendo é um achatamento ainda maior do mercado americano, em função do preço do dólar e do custo de produção que está maior. Então, na hora de competir internacionalmente, o produtor brasileiro consegue receber um preço muito bom pela saca, mas ainda sim bem menor do o que produtor americano’, diz.

Nova call to action