Milho

Criança é achada por drone em plantação de milho após 22 horas desaparecida

Steve Fines, um norte-americano e fotógrafo, virou herói após localizar Ethan Haus, um garoto de 6 anos que havia desaparecido após sair para passear com seu cachorro

Com o alerta e pedido de ajuda emitido em redes sociais da polícia, mais de 700 pessoas se deslocaram até o milharal para ajudar nas buscas/ Foto: Sheri Swedal Haus-Arquivo Pessoal

Era 16 de outubro, quando Steve Fines, um homem norte-americano de meia idade, se deparou com uma publicação feita pelo Xerife do Condado de Sherburne (EUA) em uma rede social, pedindo ajuda à moradores locais para localizar Ethan Haus, um garoto de 6 anos que havia desaparecido após entrar com seu cachorro em uma plantação de milho. Fines, que é fotógrafo e que usa drones para captar imagens, decidiu ir até o local de busca para ajudar.  

We’re looking for a 6-year-old boy who has been missing since 4:10 p.m. today. He got off the school bus with his siblings, near Highway 25 and County Road 16, ran off to play with the family dog and hasn’t been seen since. His name is Ethan.

— Sherburne Co Sheriff (@SherbCoSheriff) 16 de outubro de 2019


“Estava muito frio e fortes tempestades atingiam a região na época. E eu  tinha a ferramenta ideal que poderia ajudar”, afirmou o fotógrafo ao jornal estadunidense The Washington Post, referindo-se ao seu drone avaliado no valor US $ 30 mil com uma câmera térmica que costuma usar também para ajudar agricultores locais a encontrar  gados que fogem do pasto. 

Com o alerta e pedido de ajuda emitido em redes sociais da polícia, mais de 700 pessoas se deslocaram até o milharal para ajudar nas buscas. Dezenas de grupos foram formados, onde ficaram em  diferentes áreas do campo, além disso, um helicóptero de resgate também sobrevoava a área. 

‘Todos estavam preocupados. O terreno é muito propício para acidentes, além disso, estava muito escuro e o frio tornava o cenário ainda mais difícil para encontrar uma criança pequena’, disse o Xerife, Joel Brott. 

À procura de calor 

Ao anoitecer, Steve Fines começou suas buscas usando o aparelho de imagens aéreas com sensor de calor. ‘Estava escuro e impossível de ver qualquer coisa, exceto o que era iluminado por lanternas. Por volta da uma hora da manhã, tirei uma foto térmica de um milharal e consegui captar uma fila de centenas de voluntários dedicados a procura de Ethan’, disse. 

‘Eram 250 pessoas que estavam com lama até o joelho em plena madrugada. Ninguém demonstrava que estava perdendo a esperança e muito menos que queriam desistir e ir para casa’, afirmou Steve. 


No dia seguinte, 17 de outubro, após diversos alarmes falsos, um voluntário encontrou o que podia ser uma pegada de uma criança. Steve não perdeu tempo e conta que imediatamente sobrevoou o local com o drone e viu no monitor alguma coisa que não conseguiu identificar de imediato. 

“Eu não sabia o que era, mas vi movimento”, disse. “Vi o que pensei ser o formato da cabeça de um cachorro e isso foi emocionante. Pareceu realmente promissor’, afirmou. 

Com a notícia de que podia ser mesmo o pequeno garoto ou mesmo o seu cachorro, dois homens correram até o local. “ Nesse momento eu consegui ver quatro pontos de calor, então o cachorro se levantou e começou a correr em direção aos socorristas’, lembrou. 

De acordo com relatos, Ethan, estava deitado no chão e tremia muito após mais de 22 horas desaparecido, cerca de 3 quilômetros de sua casa, em Minnesota . Em entrevista ao Canal Rural, Sheri Swedal Haus, mãe do garoto, declarou que não esperava receber tanto apoio da comunidade. ” Somos muito gratos por todo apoio em quem recebemos. Quando tudo aconteceu, eu falei e recebi ajuda de pessoas em que nunca havia pensando receber um abraço de conforto’, afirmou ela.

Final feliz 

Após o susto, o Xerife Brott publicou uma carta especial para agradecer a centenas de voluntários que ajudaram na procura. “Ecou um sentimento de bondade, e sem todas essas pessoas, nunca estaríamos em condições de acha-lo tão rápido’, diz um trecho da carta. 

Veja mais fotos: