Milho

Conab: atraso no plantio de milho nos EUA pode aumentar preço no Brasil

Representante da entidade orientou pecuaristas a ficarem de olho no mercado, para garantir o cereal e minimizar o impacto nos custos

milho
Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) avalia que o clima excessivamente úmido que atrasa o plantio da safra nos Estados Unidos poderá dar suporte aos preços do milho no mercado interno. “Com a expectativa de quebra da safra norte-americana, as exportações do grão brasileiro tendem a subir. Os números indicam que mais de 25 milhões de toneladas do grão já foram comercializados antecipadamente”, disse a entidade, em nota.

O gerente de produtos agropecuários da Conab, Thomé Guth, disse, em palestra na 5ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), em Venda Nova do Imigrante (ES), que os produtores devem aproveitar o melhor momento para garantir o cereal e minimizar o impacto nos custos.

Em relação à soja, Guth avalia que as perspectivas para exportação são incertas. “Isso porque, embora a guerra comercial entre China e Estados Unidos ainda provoque forte demanda na produção brasileira, o país asiático enfrenta problemas com a peste suína africana, que registra diminuição no plantel e, consequentemente, a demanda pelo grão.”

Milho: analista dá dicas de como negociar diante da demanda aquecida