Milho

Leilão de milho da Conab terá até 46 mil toneladas

Em nota, a estatal diz que as operações, iniciadas em 5 de abril, têm o objetivo de atender à demanda de associações de criadores de suínos, aves e bovinos

Conab vai promover leilão de milho
Conab vai promover leilão de milho | Foto: Kenia Santos/ Canal Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará mais um leilão de milho dos estoques públicos em Mato Grosso. A oferta será de 46,6 mil toneladas, com lotes armazenados em Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sapezal, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã e Tapurah.

Em nota, a estatal diz que as operações, iniciadas em 5 de abril, têm o objetivo de atender à demanda de associações de criadores de suínos, aves e bovinos. “Foram realizadas oito operações de venda, que ofertaram 144,3 mil toneladas. O total comercializado foi de 30,5 mil toneladas até o momento”.

Na avaliação de Thomé Guth, gerente de produtos agropecuários da Conab, a quantidade adquirida já começa a fazer com que o preço do milho baixe na região. Isso justificaria a demanda pontual pelo produto do governo. No leilão realizado na quarta-feira, 24, houve demanda para 29,6% da oferta de 44,53 mil toneladas, ou 13,17 mil toneladas.

O maior interesse foi por lote de Sapezal: todas as 5 mil toneladas foram arrematadas e a disputa resultou em ágio sobre o preço de abertura, que era de R$ 21,37 a saca de 60 quilos e saiu por R$ 24,36 por saca, alta de 14%. Os preços do milho a ser ofertado no dia 2 serão conhecidos dois dias antes do pregão.

Nova call to action