Milho

Com maior interesse de venda de produtores, cotação do milho cai quase 3%

Segundo o Cepea, os compradores internos estão abastecidos para o curto prazo

Foto: Ascom/ Seagri

Os preços de milho caíram na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), influenciados pelo arrefecimento da demanda e pelo maior interesse do produtor rural em vender.

Segundo a entidade, entre os dias 14 a 21 de setembro, o indicador Esalq/BM&FBovespa caiu 2,8%, fechando a R$ 39,60 a saca na sexta-feira, 21.

Os compradores internos se mostram abastecidos para o curto prazo. Na região consumidora de Campinas (SP), a maior oferta tem pressionado as cotações.

No mercado externo, a menor competitividade do cereal brasileiro tem limitado as exportações – o milho nacional é comercializado a valor 25% superior ao dos Estados Unidos e 10% acima do da Argentina.

Mercado consumidor

Já nas regiões consumidoras, como Nordeste e Rio Grande do Sul, os valores são sustentados pela baixa disponibilidade do cereal neste momento.

Muitos vendedores precisam fazer caixa, tendo em vista que dívidas de custeio da temporada passada devem vencer até o final de setembro e que há necessidade de compras de insumos para a nova safra de verão.

Preço do milho deve subir entre o fim do ano e início de 2019