Milho

Colheita da segunda safra de milho em Mato Grosso se aproxima do fim

Enquanto isso, os trabalhos com o algodão estão atrasados em relação à temporada anterior e à média das cinco últimas temporadas

colheita de milho
Foto: Tony Oliveira/CNA

A colheita da segunda safra de milho em Mato Grosso alcançou 98,91% da área plantada no estado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos avançaram 2,97 pontos percentuais em uma semana e estão levemente atrasados ante igual período do ano passado, quando os trabalhos de campo atingiam 99,62% da área. Apesar disso, o dado de colheita atual supera a média dos últimos cinco anos 97,75%.

De acordo com a entidade, a retirada do cereal foi finalizada no norte de Mato Grosso e passa de 99% da área cultivada no médio-norte, nordeste e oeste do estado. O sudeste é onde a colheita está mais atrasada em relação a outras regiões, chegando a 95,73% da área semeada.

Algodão

Já a colheita da safra de algodão no estado avançou 13,79 pontos porcentuais na última semana e atingiu 52,98% da área. Os trabalhos de campo seguem atrasados ante os 56,35% de igual período do ano passado e os 67% da média dos últimos cinco anos.

O Imea projeta a área de algodão em Mato Grosso em 782,9 mil hectares.