Milho

CNA pede à Conab volta das vendas de milho em balcão

Após paralisação do programa de vendas, produtores rurais do Amazonas estão tendo que comprar o cereal por preços que chegam a quase o dobro do valor

Foto: Governo Federal

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou um estoque adicional de milho para a volta dos leilões de milho do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O segundo vice-presidente de finanças da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, a paralisação da comercialização do cereal no Amazonas é preocupante. “Os pequenos e médios produtores e criadores, que dependem desse fornecimento para a manutenção de suas atividades, estão tendo que comprar o milho nos estabelecimentos revendedores por preços que chegam a quase o dobro do valor comercializado pelo ProVB”, destaca.

No início do ano, foram liberadas 200 mil toneladas para venda através do programa em todo o país, mas o estoque foi insuficiente. De acordo com a CNA, no caso do Amazonas, as vendas foram paralisadas no início de outubro e já impactam a produção agropecuária, fato que também vem acontecendo em outras regiões.

O presidente da Conab, Francisco Bezerra, informou que o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) já aprovou o fornecimento de mais 100 mil toneladas de milho para a venda em todo o Brasil.

“Apesar disso, é necessário aguardar a aprovação e publicação no Diário Oficial da União de uma resolução do Ciep e da portaria interministerial que detalha a venda. Antes disso, por questões legais, não é possível comercializar os estoques de milho no âmbito do ProVB, mesmo que haja nos armazéns”, afirmou.

Fila de navios deve favorecer preços do milho brasileiro