Agricultura

Mercosul-UE: acordo deve gerar oportunidade para soja e milho, diz Aprosoja

Com aumento da demanda pela proteína brasileira, procura por grãos pode ser maior; soja e milho são alguns dos principais itens que compõem a ração animal

grãos, produção agrícola
Foto: Cidasc

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz, comemorou o acordo comercial fechado entre Mercosul e União Europeia na última sexta-feira, dia 28. O tratado é o mais amplo do tipo já negociado pelo bloco de países sul-americanos e constituirá uma das maiores áreas de livre-comércio do mundo.

Segundo Braz, o Brasil deverá se consolidar como o protagonista na relação comercial com a Europa devido às qualidades e potenciais. “Principalmente as carnes de aves e suínos, piscicultura e ovos (serão beneficiados). Tudo isso poderemos aproveitar e levar o que temos de melhor a Europa”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que acredita que o acordo entre os blocos será uma oportunidade para os agricultores que produzem grãos e para os produtores que exportam itens de valor agregado, como a carne. Demanda pela proteína brasileira pode gerar aumento da procura por soja e o milho, alguns dos principais itens que compõem a ração animal.