Agricultura

Massey Ferguson apresenta plantadeira dobrável com menor largura da categoria

A Momentum é o primeiro projeto global da marca desenvolvido 100% no Brasil. A máquina foi exibida aos produtores rurais antes do lançamento oficial, que deve ocorrer na Agrishow

plantadeira dobrável Momentum da Massey Ferguson
Foto: José Florentino/Canal Rural

Transportar maquinário agrícola pode ser um desafio, já que os equipamentos costumam ser mais largos do que as vias comuns. Pensando nisso, a Massey Ferguson desenvolveu uma plantadeira dobrável. A série Momentum pode ficar com apenas 3,6 metros, sendo a menor largura da categoria, sem precisar desmontar os componentes.

Essa é uma das novidades da marca na 20ª Expodireto Cotrijal, feira agropecuária realizada em Não-Me-Toque (RS). As máquinas estão sendo exibidas aos produtores rurais antes do lançamento oficial, previsto para a Agrishow 2019 — entre 29 de abril e 3 de maio.

De acordo com o supervisor de marketing de produto da Massey, Vinicius Gehlen, produtores têm áreas em diferentes fazendas e precisam transportar o maquinário rapidamente, para aproveitar momentos ideais de plantio. “Já recebemos relatos de uma que rodou 80 quilômetros puxada pelo trator. Isso faz com que ela possa atender prontamente a necessidade do produtor”, afirma.

trator da massey puxando plantadeira Momentum
As plantadeiras da série Momentum podem ser transportadas usando apenas o trator. – Foto: José Florentino/Canal Rural

Segundo a Massey, caso o agricultor queira transportá-la em rodovias usando caminhões prancha, é só remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central. “Ela ficará com três metros de largura, podendo ser transportada sem uso de batedores”, diz.

 

Made in Brazil

A Momentum é o primeiro projeto global da AGCO, detentora da marca Massey Ferguson, desenvolvido 100% no Brasil. As máquinas terão versões de 24, 30 e 40 linhas com espaçamento de 45 centímetros. A caixa de armazenamento pode comportar 5.130 litros de sementes, o que faz deste equipamento um dos maiores da categoria. A montagem das linhas se dá em aproximadamente 1 minuto e 30 segundos, outro diferencial desses modelos.

A plantadeira é capaz de atingir mais de 10 quilômetros por hora no plantio e possui auto nivelamento dos suportes das linhas, chamado Sistema Smart Frame. Com ele, a máquina mantém todas as linhas sempre em contato com o solo. “O depósito das sementes é feito na profundidade certa mesmo em bases largas e curvas de nível”, salienta a empresa.

Sabendo que manter o espaço correto entre as plantas é fundamental, a Massey colocou na Momentum a tecnologia 100% Precision Planting, garante a distribuição correta de sementes, evitando falhas de plantio ou duplicação. A singulação é de até 99,6% no milho.

A série de plantadeiras sai de fábrica equipada com o dosador de sementes vSet2, que evita falhas e duplas ao depositar sementes ao solo. “As máquinas também contam com o controle total de cada linha individualmente, garantindo população exata de sementes, oferece compensação em curvas e possui o recurso de desligamento linha a linha, evitando a sobreposição de sementes no plantio, eliminando custos extras”, afirma.

plantadeira dobrável Momentum da Massey Ferguson
Foto: José Florentino/Canal Rural

Menos manutenções e compactação de solo

Em todo implemento existe apenas um ponto de lubrificação. As demais buchas são auto lubrificantes e de alta resistência. Além disso, todos os rolamentos do equipamento são blindados, eliminando a necessidade de manutenção diária, segundo a Massey.

O rodado duplo em tandem na parte central copia o relevo do solo, distribuindo igualmente o peso da máquina, segundo Gehlen. Todas as seis rodas possuem 500 milímetros de largura para que a compactação do solo seja reduzida, fazendo também com que esforços extras não sejam aplicados ao chassi da plantadeira, aumentando sua vida útil.

*O jornalista viajou para a Expodireto Cotrijal a convite da Bayer CropScience.