Agricultura

Janela ideal de plantio acaba nos EUA; semeadura de milho atinge 67% da área

Segundo o USDA, o estado que está mais atrasado é Indiana, onde apenas 31% da safra foi plantada, contra 98% no ano passado

Plantio EUA
Foto: Reprodução Twitter

A janela ideal de plantio do milho já terminou e os produtores rurais ainda não finalizaram os trabalhos de campo por conta das chuvas que atingem o cinturão agrícola. De acordo o relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o último domingo, dia 2, a semeadura atingiu 67% da área, contra 96% no ano passado e na média dos últimos cinco anos.

Segundo o órgão americano, o estado que está mais atrasado é Indiana, onde apenas 31% da safra foi plantada, contra 98% no ano passado. Na sequência aparece Ohia, com 33% de plantio, contra 89% em 2018.

Soja

Para a soja, o plantio atingiu 39% da área, contra 86% no ano passado e 79% na média dos últimos cinco anos.

A consultoria ARC Mercosul ressalta que ainda restam 12,4 milhões de hectares de milho para serem semeados e 20,6 milhões de soja – usando os dados de intenções de plantio divulgados em março. “Produtores estadunidenses estão ativos no campo, aproveitando a janela atual de céu aberto e temperaturas mais quentes. Parte destes atrasos serão recuperados até a próxima segunda-feira, dia 10. Entretanto o total de milho estimado já entra em uma zona impossível de ser coberta”, diz o analista de mercado Tarso Veloso.

No Twitter, produtores americanos reclamam das péssimas condições de plantio. “Quando vamos poder começar a falar sobre os impactos de rendimento no milho que está no campo? Este foi o último campo que plantamos em 25/04”, diz oprodutor rural Ryan Heiniger.

Já o agricultor Chet Edinger afirma que a janela ideal de plantio foi encerrada. “Nós estávamos pensando em empurrá-la mais 10 dias. Mas tão molhada como está, teremos sorte se estiver seca o suficiente”, comenta.