Agricultura

Informações passadas sobre agroquímicos devem ser claras, diz ministra

Segundo Tereza Cristina, quase todos os países do mundo já utilizam os produtos liberados recentemente pelo Ministério da Agricultura

Tereza Cristina, ministra da Agricultura
Segundo a ministra,  o objetivo do marco regulatório dos agrotóxicos é modernizar a agricultura, trazendo novas moléculas. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu nesta segunda-feira, 5, que as informações sobre liberação de registro de agroquímicos sejam feitas de maneira clara para a população.

“O marco regulatório foi algo não só do Ministério da Agricultura, a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] vinha estudando uma maneira de colocar os produtos nos mesmos parâmetros internacionais”, disse.

Segundo a ministra, o objetivo da medida é modernizar a agricultura, trazendo novas moléculas. Além disso, a  principal mudança foi em relação à celeridade de registro dos produtos.

“O Brasil está muito atrasado. Quase todos os países do mundo que nós temos dados já usam os produtos (liberados) e quando não usam é porque não precisam”, afirma.

“Nem sempre a gente vê a mídia entendendo isso. Não podemos passar para a população uma desinformação, como era no passado. Tem informação mal colocada que precisa ser feita de maneira séria para [a população] saber que consomem produtos seguros”, diz.