Agricultura

Mandioca: variedade do Iapar aumenta produtividade em 5 ton/hectare

Cultivar tem como pontos fortes a precocidade, o porte ereto e baixo, que facilitam os tratos culturais, e as raízes curtas, as quais facilitam a colheita

Mandioca, Iapar
Foto: Lucas Vieira Araujo/ Iapar

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou a IPR B36, uma nova variedade de mandioca que pode elevar produtividade média em até cinco toneladas por hectare. A cultivar apresenta pontos fortes como precocidade, porte ereto e baixo, que facilitam os tratos culturais, assim como raízes curtas, as quais facilitam a colheita. 

De acordo com o diretor de pesquisa e presidente interino do Iapar, Rafael Fuentes, foram necessários 13 anos de experimentos entre cruzamentos e seleção de plantas até chegar ao resultado final. 

O noroeste do Paraná é responsável por 10% da área de mandioca no Brasil e por 15% da produtividade nacional. Essa região produz em média 25 toneladas por hectare. A IPR B36 eleva esse número para 30 toneladas. Esse acréscimo não só paga o investimento feito em pesquisa, como também contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico e social de todo o Paraná”, salienta.

A receptividade dos produtores foi tanta que o pesquisador Mário Takahashi, que trabalhou no desenvolvimento da nova cultivar, comenta que há pouco material de propagação. “Nós não estamos conseguindo atender a todos os pedidos. Com o tempo esperamos normalizar a situação”, afirma.

Mandioca, Iapar
Foto: Lucas Vieira Araujo/ Iapar

O vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Ivo Pierin Júnior, destacou as vantagens da nova variedades. 

“Nós vimos com grande satisfação o trabalho do Iapar em desenvolver essa nova variedade, que se mostrou bastante produtiva e adaptada às necessidades da cadeia produtiva da mandioca”, destacou.

Ele ressaltou que o Paraná responde por 70% da produção de amido no Brasil, com grande representatividade da região Noroeste. “Daí a importância do desenvolvimento de novas variedades que atendam às demandas da indústria e melhore a renda do nosso produtor”, disse.

Variedade aprovada

O agricultor Benedito Gonçalves, de Indianópolis, ajudou no desenvolvimento da nova cultivar. Há quatro anos ele vem testando a IPR B36 com técnicos do IAPAR. “Estou achando excelente a nova variedade. Tanto é que vou parar de trabalhar com outras e ficar só com a IPR B36”, disse.

“Ela é rápida no desenvolvimento, então não tem problema com mato, fecha bem, tem uma brotação boa, então é uma variedade vantajosa de trabalhar com ela”, acrescentou Gonçalves.

Nova call to action