Agricultura

Grãos: safra brasileira pode crescer até 4,7%, diz Conab

Estimativa do órgão é que produção nacional alcance 238,5 milhões de toneladas

colheita de milho
Foto: Tony Oliveira/CNA

A safra brasileira de grãos 2018/2019 deve ficar entre 233,6 milhões de toneladas e 238,5 milhões de toneladas, com uma variação entre 2,5% e 4,7% a mais do que o ciclo anterior. A primeira estimativa para esta temporada foi divulgada nesta quinta-feira, dia 11, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Um dos grandes destaques foi a soja, que vem se consolidando como o principal produto na evolução do agronegócio brasileiro e que tradicionalmente impulsiona o incremento da área nacional produtora de grãos. Neste ciclo, a produção estimada é de 117 milhões de toneladas a 119,4 milhões de toneladas, o que poderia representar uma queda de 1,9% ou alta de 0,1%. A área plantada é estimada entre 35,4 milhões de hectares e 36,2 milhões de hectares.

Milho

A safra de milho total pode atingir 91,1 milhões de toneladas, segundo o órgão. Estima-se que a primeira safra de milho pode ser maior em relação à passada, alcançando entre 26 milhões de toneladas (queda de 3%) e 27,3 milhões de toneladas (alta de 2%). A expectativa para a segunda safra seria de 63,7 milhões de toneladas, crescimento de 18,1%.

O estudo mostra também que a definição da área plantada do milho está condicionada à evolução do clima nos próximos meses, que estimulará, caso ocorra normalização das chuvas, o uso de um pacote tecnológico avançado, fato não ocorrido na temporada passada. Com isso, a estimativa de área total deverá apresentar forte incremento, com um intervalo de 16,6 milhões de hectares a 16,8 milhões de hectares.