PR: governo prorroga semeadura do milho e feijão 2ª safra

De acordo com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o aumento da janela de plantio atende quase 350 municípios 

Fonte: Divulgação/ Canal Rural

O Ministério da Agricultura prorrogou nesta terça-feira, dia 6, o plantio de milho e feijão segunda safra no Paraná. De acordo com a Federação da Agricultura do Estado (Faep), a medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), traz a retificação das portarias que estabelecem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) das culturas.

A solicitação da entidade surgiu a partir da demanda dos agricultores, que não iriam conseguir semear o milho e o feijão no período recomendado em função do prolongamento do ciclo da soja. O atraso na oleaginosa ocorreu em função das condições climáticas adversas em praticamente todas as regiões do estado. 

De acordo com a decisão, a semeadura das duas culturas foi prorrogada até 20 de fevereiro em algumas regiões. A portaria atendeu totalmente o pedido para o feijão 2ª safra. No entanto, para o milho safrinha o Ministério atendeu parcialmente, estendendo a janela de plantio apenas para os municípios com vencimento do prazo até 10 de fevereiro. Para os com possibilidade de semeadura após a data não houve alteração, permanecendo os prazos anteriores.

Caso confirme a impossibilidade de semeadura do milho safrinha para estes municípios com janela posterior a 10 de fevereiro, a federação irá reforçar o pedido antes do vencimento do prazo.

Confira as retificações das portarias

Portaria nº 116/2017 – Feijão 2ª safra – Ano-safra 2017/18: prorroga até 20 de fevereiro o período de semeadura das cultivares do grupo I, II e III e solos 2 e 3. Ao todo foram 176 municípios paranaenses beneficiados.

Portaria nº 214/2017 – Milho 2ª safra – Ano-safra 2017/18: prorroga até 20 de fevereiro o período de semeadura das cultivares do grupo I e II, solos 1, 2 e 3, sendo que os decêndios adicionais estão na classe de risco de 40%, o maior nível.

Veja a lista completa dos municípios atendidos.