Agricultura

Governo lança pacote de ações em favor de Brumadinho

Gigante do segmento de varejo está comprando produtos de agricultores familiares; empresas também vão ofertar cursos de capacitação para os produtores

Brumadinho, desastre ambiental, Vale, barragem, mineradora
Foto: Corpo de Bombeiros-MG

O governo federal lançou nesta sexta, dia 14, um pacote de medidas, em parceira com a iniciativa privada e o terceiro setor, para a reconstrução de Brumadinho (MG), a recuperação da atividade econômica e ao resgate da autoestima da comunidade atingida pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale, em 25 de janeiro deste ano.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destacou que a aliança mostra a capacidade da sociedade brasileira de se unir para superar uma tragédia. “Em parceria com o governo de Minas Gerais e a prefeitura, queremos transformar Brumadinho em um piloto de superação, de cidade-modelo em todos os programas do governo federal. Em todas as áreas vai haver um avanço, sempre contando com a parceria da iniciativa privada”, disse, em nota.

Os produtores rurais estão incluídos no pacote de medidas. De acordo com o ministério, o Carrefour, uma das maiores redes varejistas do país, está atuando na compra de produtos da agricultura familiar. Em maio, houve a aquisição de 15 toneladas de mexerica de um produtor local, a primeira dentro da parceria.

A Fazenda Alegria, localizada no estado, está capacitando cerca de 50 produtores da cidade, compartilhando ferramentas de gestão e técnicas de produção de leite e de orgânicos. O projeto vai proporcionar mais escala de produção e melhoria na qualidade dos produtos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também vai oferecer capacitações profissionais, assistência técnica e gerencial para cerca de 790 famílias da área rural, inseridas no Cadastro Único.