Governo estuda reforçar caixa do BNDES e do Proex para ajudar exportadores

Anúncio de possível pacote de ajuda foi feito nesta terça pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel JorgePara driblar a escassez de recursos para financiamentos no mercado internacional, o governo federal deve reforçar os caixas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Crédito à Exportação (Proex). O anúncio de um possível pacote de apoio aos exportadores foi feito nesta terça, dia 30, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, em solenidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

As medidas de apoio ao setor exportador estão em estudo pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Fazenda e Banco Central e serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.

Outra medida que está sendo analisada é a ampliação das linhas de Adiantamento sobre Contratos de Câmbio. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, o pacote para o setor exportador foi solicitado pelo presidente em reunião de avaliação dos diferentes setores da economia brasileira, na manhã desta segunda, dia 29, no Palácio do Planalto.

Após a reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a conclusão é de que a economia brasileira vai bem. Mantega garantiu que o setor exportador está funcionando normalmente, mas comentou sobre a escassez de recursos para financiamento.