Agricultura

Governo assina acordo para agilizar registro de agrotóxicos

Com trato de cooperação técnica, todos os pedidos existentes em órgãos diferentes serão unificados ao sistema do Ministério da Agricultura

pulverizador passando defensivos
Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento do Sistema Integrado de Agrotóxicos (SIA). Conforme a pasta, o acordo prevê a redução nos prazos de registro de novas substâncias e de produtos genéricos. Atualmente, o tempo médio para os genéricos é de quatro anos e de até oito anos para as novas moléculas.

“Associados ao novo sistema, serão desenvolvidos aplicativos do SIA para celulares das plataformas Android e IOS. O custo estimado para a implantação do sistema é de US$ 2,5 milhões”, diz a pasta, em nota. O Agrofit tem hoje registrados cerca de 2 mil produtos formulados, dos quais aproximadamente 50% são genéricos.

O secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, informou no comunicado que o SIA vai unificar todos os pedidos de registro destes produtos existentes ao sistema do ministério, no Ibama e na Anvisa. “O secreto, que regulamenta a Lei de Agrotóxicos, já estabelece a necessidade de desenvolvimento do sistema desde 2002”, explica o ministério.

“Os produtores de algodão tomaram a frente do projeto pois esta cultura é a que mais depende de defensivos inovadores, em função da grande incidência e variedade de pragas nas lavouras. No caso do algodão, os defensivos respondem por 30% do custo de produção. Nas demais culturas a proporção é de cerca de 15%.”

A Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) também participam do projeto.