Agricultura

Fertilizantes: demanda no Brasil deve crescer mais de 3% ao ano até 2022

Segundo empresa de pesquisa, o país está ampliando o uso de terras que não vinham sendo cultivadas, porém, elas tendem a ser pobres em nutrientes

Fertilizantes
Foto: Sílvia Borges/Embrapa Agropecuária Oeste

Em 2022, o Brasil vai demandar 18,6 milhões de toneladas de fertilizantes, segundo a empresa de pesquisa Freedonia Group. Para isso, de acordo com a instituição, a procura deve crescer 3,2% ao ano até lá. “Essa alta deve ser uma das maiores do mundo, refletindo aumentos na produção agrícola e na aplicação por hectare”, aponta.

Segundo a Freedonia, o Brasil está ampliando o uso de terras que não vinham sendo cultivadas. Porém, essas terras tendem a ser pobres em nutrientes, exigindo quantidades maiores.

A soja vai ser a principal responsável pelo aumento da demanda. “Isso deve permitir que o uso de fertilizantes fosfatados e de potássio cresça acima da média até 2022”, comunica.

Nova call to action

Para a empresa de pesquisa, a demanda global vai crescer 1,4% ao ano até 2022, atingindo, 212,1 milhões de toneladas. “Esses ganhos devem ser motivados por esforços para aumentar a produtividade das lavouras, à medida que o aumento da área cultivada se desacelera”, diz a Freedonia.