Agricultura

Farsul: produtor deve comprar apenas insumos necessários para segunda safra

Segundo economista da federação gaúcha, se não houver nenhuma nova crise no Brasil, a taxa de câmbio deve cair e favorecer as aquisições

O dólar acumula queda de 4% nos primeiros dias de 2019. De acordo com o economista da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Antônio da Luz, o produtor comprar apenas os insumos necessários para a segunda safra. “Pensando em safra 2019/2020, é bom dar uma respirada. Existe uma tendência de que, se não houver nenhuma crise ou problema político novo, pode haver novas quedas no câmbio”, recomenda.

Um dos fatores que colabora para este movimento de queda da moeda americana é o fortalecimento do real. “Com a expectativa de crescimento e fortalecimento econômico, o real ganha força e a taxa de câmbio cai como consequência”, explica o especialista.

Segundo Da Luz, a equipe econômica de Jair Bolsonaro está fazendo as reformas e os investidores estão apostando que elas serão aprovadas. “O Brasil está indo rumo ao que deu certo no mundo todo”, afirma.

O economista também destaca que o Brasil “está muito barato em dólares”. Apesar do recorde na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e das ações da Petrobras na casa dos R$ 24, levando em consideração o câmbio pré-crise, ainda compensa mais para os estrangeiros. “Eles estão olhando o país como uma baita oportunidade”, diz.