Agricultura

Entregas de adubos crescem quase 4% no acumulado de 2018

Expectativa da Scot Consultoria é que volume vendido atinja recorde neste ano, totalizando entre 35,5 milhões e 36 milhões de toneladas

Foto: Bruno Carvalho/ Embrapa Acre

As entregas de fertilizantes totalizaram 4,06 milhões de toneladas no Brasil em outubro deste ano. De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o volume foi 4,4% menor que o entregue no mês anterior, mas aumentou 1,6% em relação ao mesmo mês de 2017.

Com exceção dos meses de janeiro e maio, quando houve a greve de caminhoneiros, em todos os outros meses o volume entregue foi maior, na comparação com o ano passado.

No acumulado de janeiro a outubro, foram entregues 29,92 milhões de toneladas de fertilizantes no país, 3,9% mais que no mesmo período de 2017.

A expectativa da Scot Consultoria é de que as entregas totalizem entre 35,5 milhões e 36 milhões de toneladas em 2018, o que seria um recorde. O maior volume de adubo entregue foi em 2017, quando somou 34,4 milhões de toneladas.

Com relação aos preços, a menor movimentação neste período, do lado das vendas, e estoques de passagem nas indústrias são fatores de baixa para as cotações.