Embrapa tem curso sobre uso racional de água na irrigação

Sistemas de produção podem expressar maior potencial com uso adequado e informação, garante a Embrapa

Fonte: Barbosa de Menezes/Embrapa

Orientações sobre o uso racional da água, especialmente no que diz respeito a quando e quanto irrigar, serão o foco do Curso de Manejo de Irrigação promovido pela Embrapa Semiárido entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, PE.

Considerado um dos principais fatores de desenvolvimento da região do Vale do Submédio São Francisco, a agricultura irrigada necessita de informações sobre o uso racional da água nos programas de produção integrada. Dúvidas recorrendes são quanto a quantidade adequada ao crescimento das culturas e como suprir suas necessidades de forma que possam expressar seu potencial genético produtivo sem restrições hídricas.

Segundo a Embrapa, entre as vantagens do manejo da irrigação estão a diminuição do controle da contaminação do lençol freático e controle de salinidade do solo. O curso, que inclui aulas práticas, é voltado para empresários do ramo agropecuário, engenheiros, técnicos e produtores.

Além de oferecer suporte para a tomada de decisão na irrigação, ele capacita os participantes na tomada de amostras indeformadas de solo e manejo de equipamentos para monitoramento de teor de água no solo.

As inscrições podem ser feitas no Escritório de Apoio da Embrapa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3861-4442 e 3861-4947.