Agricultura

CNA diz que preço de alimentos foi decisivo para segurar IPCA em maio

Segundo a entidade, se não fosse a queda das cotações dos alimentos consumidos em domicílio, o aumento teria sido o dobro da inflação verificada

alimentos em prato
Foto: Pixabay

Os preços dos alimentos contribuíram de maneira decisiva para que a inflação em maio fosse a menor para o mês em 13 anos, informou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De acordo com a entidade, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu apenas 0,13% ante abril. “Foi uma desaceleração significativa no ritmo de alta dos preços em geral na comparação com abril, quando a inflação subiu 0,57%”, diz a CNA.

Ainda conforme a entidade, o destaque para o mês passado foi o subgrupo de alimentação e bebidas, com -0,56%, revertendo alta de 0,63% em abril. “Levando em conta apenas os alimentos consumidos em domicílio, o resultado foi ainda melhor, com deflação de -0,89%.”

“Se não fosse a queda dos preços desses alimentos, o IPCA de maio teria sido o dobro da inflação verificada”, explica a CNA. As maiores quedas verificadas nos preços dos alimentos foram no tomate (-15,08%), mamão (-14,75%), maracujá (-14,16%), manga (-13,13%), feijão carioca (-13,04%) e feijão preto (-8,76%).