Agricultura

Chuva reduz qualidade da safra de inverno e atrapalha plantio da soja

A orientação da Federação da Agricultura do estado é que o produtor fique atento ao manejo de doenças neste período

tempo fechado
Foto: Pixabay

Os produtores rurais do Paraná já estão preocupados com o excesso de chuva que atinge o estado. Segundo a Federação da Agricultura do Estado (Faep), se por um lado, produtores das regiões dos campos gerais e Centro-Sul precisam colher a safra de cereais de inverno,  como trigo e cevada, nas demais áreas, é preciso avançar o quanto antes com o plantio da soja para viabilizar a implantação do milho.

“A qualidade do trigo já está sendo afetada em muitas áreas, e como consequência está acontecendo um pequeno atraso na semeadura da soja. Os produtores que já têm janela de plantio aberta estão aguardando para que ocorra um período de cessamento dessas chuvas para dar continuidade ao plantio da safra de verão”, explica a engenheira agrônoma Ana Paula Kowalski.

A técnica relata que as consultorias têm previsto uma temporada sob influência do El Niño, fenômeno registrado quando há um aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico, o que costuma trazer mais umidade ao Centro-Sul do Brasil. “Não se sabe ainda se o El Niño será de baixa ou elevada intensidade, mas as previsões pelo que acompanhamos estão se confirmando”, diz.

Segundo ela, para o desenvolvimento da safra isso tende a ser positivo, pois reduz a chance de problema com seca no desenvolvimento das lavouras. No entanto, a orientação da entidade é que o produtor fique atento ao manejo de doenças neste período.