Ceres e Raízen produzirão etanol de sorgo sacarino

Empresas fecharam acordo para colaboração no cultivo da variedadeA Ceres Sementes do Brasil e a Raízen, maior companhia sucroalcooleira do País, anunciaram acordo de colaboração para desenvolver e produzir sorgo sacarino em escala industrial destinado à fabricação de etanol. O sorgo sacarino é uma cultura alternativa à cana-de-açúcar, utilizado pelas usinas como matéria-prima complementar na produção de álcool, principalmente em períodos de entressafra da cultura canavieira.

Pelo acordo, as duas empresas contribuirão com serviços e recursos no desenvolvimento do sorgo sacarino Blade, além de compartilhar a rentabilidade proveniente do etanol obtido a partir dessa cultura. Na safra de sorgo em andamento, a Raízen plantou híbridos da Ceres para avaliação e planeja estender a cultura para outras unidades de produção nos próximos ciclos.

– Acreditamos que o sorgo sacarino, cujo custo de produção é inferior ao da cana-de-açúcar, constitui uma tecnologia que reúne plenas condições de crescer em escala no suprimento de matéria-prima para a indústria sucroenergética –, informou o presidente e CEO da Ceres Inc., Richard Hamilton em comunicado.

No texto, o gerente-geral da Ceres Sementes do Brasil, André Franco, também diz que, ao trabalhar em conjunto com a Raízen, a empresa aumentará as perspectivas de consolidação da cultura no Brasil. Além do sorgo sacarino, a Raízen também testa o sorgo com alta biomassa na produção de energia elétrica por meio de cogeração, bem como na produção de etanol segunda geração.