Agricultura

Câmara dos Deputados debate segurança pública no campo

Parlamentar que solicitou a audiência pública alega que os crimes, principalmente furto e roubo à mão armado, aumentaram nas zonas rurais

propriedade, terras, reforma agrária, Incra
A onda de crimes ameaça a segurança dos produtores e de suas famílias. Foto: Pixabay

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará na quinta-feira, 12, audiência pública para discutir criminalidade e segurança pública no campo. O evento está deve acontecer às 9h30, no plenário 6.

O debate foi solicitado pelo deputado José Mario Schreiner (DEM-GO). “Embora a criminalidade nas cidades monopolize a atenção da mídia e da sociedade, o crime, em especial o furto e o roubo à mão armada, cresceu nas propriedades rurais, mantendo em risco constante os bens e a segurança pessoal dos produtores e de suas famílias”, afirma.

Schreiner lamenta que, em muitos casos, os estados não tenham dados para diferenciar se o crime ocorreu na cidade ou na área rural. Ele ressalta, no entanto, que alguns estados já executam programas específicos de segurança para o setor rural.

“Essas experiências precisam ser compartilhadas para fomentar e difundir o conhecimento e boas práticas de segurança pública na zona rural. Precisamos fazer uma política consistente e integrada de prevenção e combate à violência”, declarou.

Foram convidados para a audiência o tenente-coronel Daniel Moreira Galvão, da Polícia Militar de Goiás; o tenente-coronel Antonio Felipe Zinga Junior, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul; o capitão Íncare Correia de Jesus, da Polícia Militar do Paraná; representante da Polícia Militar de Minas Gerais; representante da Polícia Militar do Espírito Santo; e representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).