Café

Primeira florada da safra 2019/2020 de café já é observada

Com produtores atentos às condições das lavouras, as negociações do grão foram menores

Foto: Henrique Bighetti/Canal Rural

Com a colheita do café conilon da safra 2018/2019 praticamente finalizada no início deste mês, as primeiras floradas da temporada 2019/2020 da variedade já começam a ser observadas no Brasil. Com produtores atentos às floradas, as negociações da variedade foram menores.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Agropecuária (Cepea) indicou que muitos cafeicultores estão retraídos, à espera de preços mais elevados. O indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 317,29 por saca nesta quinta-feira, dia 16, alta de 0,6% em relação ao dia anterior.

Quanto ao arábica, o clima mais úmido neste início de mês atrapalhou a colheita nas principais praças produtoras consultadas pelo Cepea e pode prejudicar também a qualidade da bebida de uma parcela dos grãos.

No mercado físico, apesar de a liquidez seguir baixa, os avanços do dólar e das cotações externas do arábica impulsionaram os preços internos do arábica nos últimos dias, cenário que permitiu o fechamento de alguns negócios no mercado à vista.