Café

Comercialização da safra de café está adiantada

Consultoria Safras & Mercado aponta que os produtores rurais já venderam 38% da produção, contra 34% no ano passado

Foto: Sebastião Afonso da Silva/ Arquivo pessoal

A comercialização da safra 2018/2019 de café atingiu 38% até a última terça-feira, dia 7. O ritmo de venda está acima de igual período do ano passado, quando as negociações alcançaram 34%, segundo a consultoria Safras & Mercado. Na média dos últimos cinco anos, o número atinge 36% da produção.

O consultor Gil Barabach explica que a negociação do grão seguiu ativa ao longo de julho, primeiro mês da temporada comercial 2018/2019. Apesar da queda do preço e do fluxo mais cadenciado de venda por parte do produtor, os negócios, de uma forma geral, acabaram evoluindo bem.

“A necessidade de fazer caixa do produtor e a agressividade de algum exportador garantiram liquidez aos negócios, justificando a boa performance. É bom destacar que o grande saldo de vendas antecipadas da safra nova também ajuda a explicar o expressivo volume comercial comprometido pelo produtor na atual temporada”, completa Barabach.

No caso do arábica, o produtor vendeu 35% da safra, um percentual maior em relação ao mesmo período do ano passado (30%), mas em linha com a média para o período do ano. A comercialização de conilon alcançou 44% da safra, contra 45% de igual período do ano passado e 42% de média para o período.