Café

Colheita do café começa com preço perto do menor nível em 13 anos

Com preços no mercado próximos ou, em alguns casos, até abaixo dos custos de produção, produtores seguem vendendo o grão conforme a necessidade

Trabalhador rural realiza colheita do café – Foto: Cléverso Beje/Faep

A colheita do café na safra 2019/2020 foi iniciada em todas as regiões produtoras do Brasil. O Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea) indica que apesar do adiantamento das atividades neste ano, o volume da temporada 2018/2019 disponível no mercado ainda é significativo.

Mesmo com alguns negócios de cafés remanescentes acontecendo nas últimas semanas, no geral, a movimentação no mercado doméstico é considerada baixa tendo em vista os menores preços interno e externo dos grãos. Com cotações no mercado interno e externo próximos ou, em alguns casos, até abaixo dos custos de produção, produtores seguem vendendo o grão conforme a necessidade de caixa.

Para o conilon, também não houve muito avanço no volume negociado. Nos últimos dias, foram realizadas vendas pontuais no mercado físico, principalmente no início da semana passada. Na quarta-feira, 17, entretanto, as cotações internacionais de ambas as variedades tiveram forte queda, afastando os poucos vendedores do mercado à vista e reduzindo ainda mais a liquidez. Para o arábica, por exemplo, os valores se aproximam de mínimas de 13 anos.

Mesmo com a recuperação do mercado futuro na quinta-feira, 18, o feriado na sexta-feira, 19, manteve os cafeicultores retraídos no final da semana passada.

Café: saiba como reduzir o prejuízo em tempos de mercado em baixa