Café

Colheita do café avança para 68% e ultrapassa média dos últimos anos

Segundo a Safras & Mercado, apesar do bom resultado, os trabalhos no campo perderam ritmo devido a uma frente fria nos principais estados produtores

Café
Foto: Sebastião Afonso da Silva/arquivo pessoal

A colheita de café da safra brasileira 2019/2020 avançou para 68% na última terça-feira, dia 9 de julho. O número faz parte do levantamento semanal da consultoria Safras & Mercado. Na semana anterior, o índice era de 62%.

De acordo com a consultoria, levando em consideração por base a estimativa para a produção de café do Brasil em 2019/2020, de 58,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 39,8 milhões de sacas até o dia 09 de julho.

A colheita está adiantada em relação ao ano passado, quando 61% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão adiantados frente à média dos últimos 5 anos, da mesma forma em 60%.

Ainda segundo a consultoria, a colheita de café no Brasil perdeu um pouco de ritmo na última semana. “A passagem de uma frente fria e na sequência de uma intensa massa de ar polar acabou prejudicando o andamento dos trabalhos em importantes regiões produtoras. Em linhas gerais, a colheita continua bem adiantada e a qualidade da bebida vem melhorando”, aponta.

Os trabalhos com arábica alcançam 60% da produção. O ritmo da colheita está bem acima de igual período do ano passado, índice de 52% e também superior a média de 5 anos, com 49%. No conilon, já foram retirados dos pés 84% da safra. O percentual colhido está abaixo de igual período do ano anterior, com 86% e bem aquém da média de 5 anos para o período, 91%.

Nova call to action