safra 2018/2019

Café: comercialização alcança 51%, aponta consultoria Safras

Mesmo assim o volume negociado está abaixo da média dos últimos cinco anos, que é de 52% para esta época

Foto: Pexels

A comercialização da safra de café do Brasil 2018/2019 dos meses de junho e julho chegou a 51% até o dia 09 de outubro. O dado faz parte de levantamento da consultoria Safras & Mercado.

No último mês, a comercialização avançou em seis pontos percentuais. Já as vendas estão ligeiramente atrasadas em relação ao ano passado, quando 53% da safra 2017/2018 estava comercializada até então.

A comercialização também está levemente abaixo da média dos últimos 5 anos, que é de 52% para esta época. Com isso, já foram comercializadas 31,11 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa da consultoria de uma safra 2018/2019 de café brasileira de 60,5 milhões de sacas.

Segundo o consultor de Safras & Mercado Gil Barabach, a comercialização de café andou em ritmo compassado em setembro no Brasil. “O preço baixo manteve o produtor na defensiva, o que ajudou a tirar liquidez das principais praças comerciais. O fluxo de negócios segue muito errático, melhorando diante de algum repique do mercado ou por conta de interesse de algum compradormais curto e agressivo, em típico mercado de oportunidade”, aponta Barabach.

As vendas de arábica estão mais lentas. O produtor vendeu até agora 48% da safra, um percentual abaixo de igual época do ano passado e também da média para o período (ambos 50%). Já a comercialização de conilon está 62% da safra, em linha com igual período do ano passado, mas mais acelerada na comparação com a média de 5 anos (58%).

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *