Agricultura

BNDES suspende pedidos de crédito pelo Moderfrota e Inovagro

De acordo com a instituição, todo o recurso disponível no Plano Agrícola e Pecuário para essas modalidades já foi comprometido

Design de máquinas agrícolas
Fonte: Massey Ferguson/divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou aos bancos nesta segunda-feira, dia 15, que suspendeu os pedidos de financiamento a taxas de juros pré-fixadas de 7,5% ao ano pelo Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota). De acordo com a instituição, todo o recurso disponível no plano agrícola para esta modalidade já foi comprometido.

O anúncio ocorre a menos de 20 dias da abertura da Agrishow, realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A feira é uma das mais importantes do Brasil quando o assunto é negociação de máquinas agrícolas.

A decisão do BNDES atinge também o Inovagro, uma linha de crédito voltada para a inovação tecnológica nas propriedades rurais.  O documento diz ainda que a instituição mantém discussões junto ao Ministério da Agricultura na “avaliação de alternativa para remanejamento de recursos equalizáveis pelo Tesouro Nacional para os citados programas para o ano agrícola 2018/2019”.

Foto: Reprodução