Arroz

Arroz: governo deve apresentar medidas para setor na próxima semana

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quarta-feira, dia 17, que a ajuda para o setor do arroz deve ser encaminhada ao Ministério da Economia já na próxima semana. Segundo ela, diversas propostas já foram debatidas. Conversei muito com o ministro Paulo Guedes anteontem, tivemos uma boa reunião, longa reunião, agora as nossas equipes vão dar um encaminhamento. Tem várias vertentes. Agora o que nós precisamos é resolver o problema. Não adianta mais dar homeopatia para um doente que está precisando de quimioterapia”, comentou. 

A expectativa é que medidas concretas sejam enviadas para a Economia para análise e encaminhamento. “Estamos encaminhando aqui dentro várias, junto com o Ministério da Economia, várias propostas pra ver. Eu já disse que isso não vai ter uma solução única. Tem que ser uma cesta de providências para ajudar esse setor que hoje é um setor que realmente tem muitas dificuldades”, disse a ministra.

Segundo ela, há possibilidades de ajuda, que vai desde prorrogação de parcelas de custeio até o alongamento das dívidas. “Tem também que ver os juros. Não adianta dar um juros de 12% que não se paga, aí é você ajudar a empurrar mais pra baixo o setor. O que nós estamos fazendo é vendo os cenários e fazendo diagnósticos pra levar e discutir com a Fazenda, Banco Central, com quem for preciso pra ter uma solução definitiva”.