Arroz

Atraso na publicação do zoneamento agrícola paralisa tomada de crédito

De acordo com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), produtores não conseguem comprar insumos para a safra 2018/2019

Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A tomada de crédito do custeio agrícola da safra 2018/2019 está paralisada no Rio Grande do Sul. A situação é causada pelo atraso na atualização do zoneamento agroclimático.

De acordo com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), o atraso na publicação do documento está afetando a aquisição de insumos, principalmente para o arroz, que é uma das primeiras culturas que plantam a lavoura no ciclo. Itens para a preparação do solo, como adubos, sementes e diesel, não estão sendo comprados.

“Produtores rurais do estado estão com a documentação para acesso ao crédito em dia, no entanto, não conseguem tomar os recursos”, afirmou a entidade em comunicado.

Segundo o Ministério da Agricultura, o atraso ocorreu por conta da demora na definição de cultivares e a portaria deve ser publicada no Diário Oficial da próxima semana.