Arroz

Arroz: preços caem no início do mês, de acordo com Cepea

Os produtores de arroz estiveram mais ativos na venda do grão em casca nesta semana, devido a compromissos bancários, de acordo com avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). Algumas beneficiadoras, por sua vez, não teriam demonstrado interesse em renovar estoques, reduzindo os valores ofertados. Outras, entretanto, estão ausentes do mercado, avalia o Cepea.

Por conta disso, entre 4 e 11 de junho, o Indicador Esalq/Senar-RS, 58% grãos inteiros, caiu 1%, a R$ 44,18 por saca de 50 kg no dia 11. O beneficiamento de arroz em casca registra queda nos quatro primeiros meses de 2019, de acordo com dados do IBGE.

Beneficiadoras consultadas pelo Cepea relatam “queda de braço” com os segmentos atacadistas e varejistas, devido à dificuldade em repassar maiores custos de compra do arroz em casca. Com isso, acabam priorizando trabalhar com o cereal depositado em seus armazéns, em detrimento do produto livre. Além disso, indústrias relatam concorrência com o produto importado.