Algodão

Semente de algodão brota pela primeira vez na Lua

Imagens enviadas pela sonda chinesa Chang'e-4 mostraram que a planta vingou bem, diferentemente das outras sementes, que ainda não germinaram

Foto: Chongqing University/divulgação

Depois de realizar o primeiro pouso suave no lado oculto da Lua, uma missão chinesa, transportada pela sonda Chang’e-4, detectou que uma semente de algodão foi a primeira a brotar no ambiente lunar. A informação foi confirmada nesta terça-feira, dia 15, por cientistas responsáveis por um miniteste biosférico.

Foram transportadas sementes de algodão, colza, batata e arabidopsis, uma pequena planta parente do repolho e da mostarda, assim como ovos de moscas-das-frutas e algumas leveduras. A ideia era estabelecer uma biosfera simples na Lua. As imagens enviadas pela sonda mostraram que o broto de algodão vingou bem, diferentemente das outras sementes, que ainda não germinaram.

O professor Xie Gengxin, da Universidade de Chongqing e projetista chefe do experimento, disse que um cilindro instalado na sonda continha as sementes de algodão, colza, batata e arabidopsis, bem como ovos de moscas da fruta e leveduras para formar uma mini biosfera simples. O equipamento, feito de materiais especiais de liga de alumínio, também contém água, solo, ar, duas câmeras pequenas e um sistema de controle de calor.

Foto: Chongqing University/divulgação

Nova call to action

Por que essas espécies foram escolhidas?

Xie disse que as batatas podem ser uma importante fonte de alimento para os futuros viajantes espaciais. Já a levedura poderia desempenhar um papel na regulação do dióxido de carbono e do oxigênio na minibiosfera, e a mosca-da-fruta seria uma consumidora do processo de fotossíntese.

Os pesquisadores usaram a tecnologia biológica para tornar as sementes e os ovos inativos durante os dois meses em que a sonda passou por verificações finais no centro de lançamento e viajou por mais de 20 dias pelo espaço.

Depois que Chang’e-4 pousou no outro lado da Lua, em 3 de janeiro, o centro de controle do solo instruiu a sonda a regar as plantas para iniciar o processo de crescimento. Um tubo direciona a luz natural na superfície da Lua para dentro do recipiente para permitir que as plantas cresçam.

Os pesquisadores esperam que o experimento possa ajudar a adquirir conhecimento para construir uma base lunar e uma residência de longo prazo na Lua.