Algodão

Com avanço da colheita, preço do algodão cai quase 1%

Indústrias e comerciantes estão cautelosos quanto a novas aquisições da pluma, na expectativa de preços menores

plantação de algodão
Foto: Abapa

Os preços do algodão em pluma seguem em queda, influenciados pelo avanço da colheita da safra 2017/2018 e, principalmente, pela maior flexibilidade dos produtores rurais na hora da venda.

Após acumular queda de 7,57% em julho, o indicador do algodão em pluma Cepea/Esalq, com pagamento em 8 dias, recuou 0,9% entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, fechando a R$ 3,3005 a libra-peso nesta terça-feira, dia 7.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Agropecuária (Cepea), indústrias e comerciantes estão cautelosos quanto a novas aquisições de pluma, na expectativa de preços menores com o aumento da oferta nas próximas semanas. Por isso, esses compradores adquirem apenas pequenos volumes para entregas rápidas.

Já os agricultores estão mais flexíveis quanto aos valores pedidos, especialmente para lotes com características, como micronaire e fibra. Além disso, os cotonicultores estão voltados à colheita e ao beneficiamento da nova temporada, atentos também ao clima nesta fase final das lavouras. Outros agentes estão retraídos no mercado à vista, realizando entregas de contratos firmados anteriormente.